quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Gestao ambiental

Gestão ambiental
A atuação sustentável é a base da política de meio ambiente do Grupo Gerdau, que investiu US$ 78,8 milhões em 2006 em tecnologias de preservação da natureza
O cuidado e o respeito com o meio ambiente são parte fundamental das atividades do Grupo Gerdau. Em 2006, os investimentos na área somaram US$ 78,8 milhões, valor 2,6% maior em comparação a 2005.

A política de meio ambiente tem como objetivo estabelecer condutas que assegurem o atendimento das necessidades de conservação ambiental e contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, busca a melhoria contínua dos processos, dentro dos conceitos de sustentabilidade; compartilha com todos os colaboradores a responsabilidade e o comprometimento com o Sistema de Gestão Ambiental; garante o desempenho das tecnologias de proteção do meio ambiente; atende consistentemente às exigências da legislação ambiental; trata de forma planejada as potenciais fontes de impacto no ar, na água e no solo; e investe em projetos para redução e reutilização dos co-produtos industriais.







Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Adotado em todas as usinas Gerdau, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) começou a ser desenvolvido em 1999 e está alinhado à norma ISO 14001. O SGA estabelece a análise de milhares de atividades industriais.

O objetivo é garantir o pleno acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos e pela correta destinação dos co-produtos gerados no processo. Em constante evolução, o SGA passou por reformulação em 2006, o que incluiu a padronização dos indicadores ambientais em todas as unidades do Grupo.




ISO 14001

Atualmente, 20 unidades têm a certificação ambiental ISO 14001. Está em curso a busca da certificação de todas as operações do Grupo Gerdau.


Ar

Um dos impactos ambientais resultantes da produção de aço é a emissão de partículas sólidas na atmosfera. Com o objetivo de reduzir essas emissões, o Grupo dispõe de eficientes sistemas de despoeiramento, compostos de equipamentos capazes de filtrar as partículas. Esse material filtrado é um co-produto aplicável em outros setores da economia. Dessa maneira, o Grupo Gerdau reafirma seu compromisso em buscar soluções mais sustentáveis para suas atividades.

Em 2006, o índice de emissão de gás carbônico ficou em 593 quilos por tonelada de aço produzido. As emissões estão muito abaixo da média da siderurgia mundial, de 1,7 mil quilos por tonelada, de acordo com os dados mais recentes do International Iron and Steel Institute (IISI). O Grupo Gerdau procura, continuamente, implantar melhorias para diminuir a geração desse gás. Entre elas estão a substituição de óleo por gás natural nos fornos de aquecimento, a utilização crescente de fontes de energia alternativas, a contínua atualização tecnológica, o uso de sucata como principal matéria-prima, entre outras coisas.


Água

Durante a produção do aço, a água é utilizada em larga escala para a refrigeração dos equipamentos e produtos. Ao longo dos anos, o Grupo Gerdau
tem buscado otimizar o uso desse recurso natural cada vez mais escasso.

Por meio de novas tecnologias e de ações de conscientização, a quantidade de água captada foi reduzida de 46 milhões de metros cúbicos para 44 milhões de metros cúbicos em 2006. O reaproveitamento das águas no processo produtivo foi de 97,3% no período.



Matéria-prima

O Grupo Gerdau é um dos maiores recicladores do continente americano, ao reaproveitar anualmente 10,4 milhões de toneladas de sucata ferrosa. No ano, 69,6% da produção foi feita com o uso desse insumo, ante 68,6% no exercício anterior. O consumo de sucata no Grupo Gerdau cresceu 8,8% na comparação com 2005.

Em algumas unidades maiores, a organização possui mega shredders, equipamentos capazes de processar 1,2 mil veículos por dia, transformando-os em pequenos fragmentos de sucata.

O consumo de sucata pelas operações do Grupo traz benefícios que incluem a redução das emissões de CO2, a otimização dos processos, a diminuição do uso de energia, a obtenção de custos mais competitivos e o aumento da produtividade. Além disso, o fortalecimento da rede de coleta e processamento de sucata resulta em empregos e renda a milhares de cidadãos, além de contribuir com a diminuição do volume de lixo destinado a aterros.

Para reforçar o uso de sucata em seus processos industriais, o Grupo Gerdau tem uma rede própria de coleta e processamento do material. São sete unidades no Brasil e mais 17 na América do Norte.



Co-produtos

O Grupo Gerdau desenvolve estudos com centros de pesquisa para ampliar a utilização de co-produtos resultantes da produção de aço por diversos setores da economia e pela própria siderurgia. Esses materiais são aplicados em pavimentação de estradas e na fabricação de cimento, plástico e pigmentos, entre outras.

Em 2006, o percentual de reaproveitamento de co-produtos atingiu 76,7%, índice próximo aos 80% registrados em 2005. A pequena redução se deve ao nível mais baixo de reutilização das unidades incorporadas ao Grupo em 2006.

O Grupo Gerdau também cuida para que os co-produtos não-aproveitáveis sejam devidamente armazenados ou encaminhados a aterros apropriados. O total desses materiais gerados em 2006 foi de 360,5 quilos por tonelada (356,1 quilos no ano anterior).


Biodiversidade

A manutenção de áreas verdes no entorno das unidades é mais um compromisso do Grupo Gerdau com a promoção da sustentabilidade. Em 2006, do total de 17.127 hectares de propriedade da organização, 1.735 hectares eram áreas de reserva legal ou preservação permanente e 4.499 hectares, de matas nativas.



Energia


Reduzir o consumo e desenvolver novas fontes de energia são dois grandes desafios do setor siderúrgico. O uso de energias alternativas, como o gás proveniente de aterro de lixo orgânico em substituição ao gás natural, ou a produção de gás por meio da combustão de pneus velhos, é um exemplo de importantes conquistas na busca permanente por melhores práticas de sustentabilidade.

Em 2006, o Grupo utilizou 564 KWh de energia por tonelada de aço produzido, um pouco abaixo dos 570,7 KWh registrados no ano anterior.


Educação ambiental

Para incentivar o comprometimento dos colabo-
radores com o meio ambiente, o Grupo Gerdau realiza anualmente campanhas de conscientização, palestras e cursos específicos. Em 2006, foram 18 mil participações e 45 mil horas de capacitação.
Nota explicativa: Os números mencionados neste capítulo não incluem Sidenor, Siderperu e a joint venture Gallatin Steel

http://www.gerdau.com.br/RelatorioGerdau/2006/port/p_meioambiente.aspx

Nenhum comentário: